Vivendo as alegrias,as satisfações,as confusões de ser mãe de quatro lindos filhos!

sábado, 12 de março de 2016

Vamos estudar criançada: Como ensino as tarefas para os meus filhos!

Olá mamães!!! Tudo bem? Por aqui estamos bem, graças a Deus!! Tudo nos conformes, eu trabalhando muito, Driele, estudando pra concurso, Fernanda também estudando muito, último ano na escola, ainda bem!!! E os meninos ainda tem muitooooo caminho pela frente, muitos deveres de casa, muitos testes, muitas provas; enfim, muito o que aprender!

E hoje vou falar justamente sobre isso, a rotina de estudo de Magninho( segundo ano) e Miguel ( grupo 05) e alguns métodos que uso na hora de ensinar.

Então vamos lá...eles estudam no turno da tarde, pra falar a verdade eu não gosto muito não, a criança já chega na escola agitada e no caso dos meninos aqui que a escola é perto e nós vamos andando, o sol de uma hora da tarde é escaldante, então eles chegam super suados, e até cansados, mas não tive escolha, pois a série deles só tem nesse turno e como gostei muito da escola decidi matricular assim mesmo!

Vou começar dando uma dica pra vocês mamães, quando existe uma rotina tudo fica mais fácil, as coisas acontecem sem que a gente perceba, e é exatamente isso que faço aqui em casa, fiz uma rotina pra tudo e com o estudo não foi diferente. Todos os dias acordo os meninos às 8:15 pois o horário deles começarem a estudar é 9:00 e eles sempre pedem mais cinco minutinhos e é nesse tempinho que preparo o café, quando termino, eles levantam, tomam banho e vão comer, quando acabam já está na hora dos estudos!

Ah!! Fiz um relógio com papel cartão marcando justamente a hora que eles devem começar a estudar, quando vou acorda-los já entrego o relógio pra eles e lembro do horário, isso funcionou muito, eles seguem direitinho, ficam olhando pra o relógio da parede para ver se já chegou a hora marcada!
Ai vai a foto do relógio!


Outra coisa que eu fiz e que me ajudou muito foi esse cartão (foto abaixo) nele eu fiz o alfabeto maiúsculo e minúsculo, escrevi também o nome deles completo e fiz de 0 a 10, assim todas as vezes que eles tem alguma dúvida sobre as letrinhas mando com que procurem, então eles passam o ABC inteiro até achar a letrinha que querem.

Para reforçar colei o alfabeto na parede do nosso quarto, a visualização é muito importante no processo de aprendizado, toda vez que eles entram no quarto veem o cartaz na parede, eles assimilam, se familiarizam e aprendem.



Uso também um cartão que tem os numerais de 0 a 50 que veio em um livro no ano passado e eu é claro não joguei fora. No dia que o dever é de matemática mostro pra eles e peço que identifiquem alguns números ( é claro que não posso cobrar as mesmas coisas ao dois, pois, cada um está cursando uma série diferente).


E para finalizar comprei um caderno pra cada, e quando eles acabam a tarefinha de casa eu treino mais algumas coisas sempre relacionado ao que eles estão aprendendo naquele momento, e para que eles treinassem sem estresse já fui informando dias antes de comprar os matérias que iria trazer também esse caderno, e dei o nome de " caderno inteligente" disse que todas as crianças que treinam nele depois de fazer o dever fica mais inteligente. Não sobrecarrego eles de tarefas, isso não é nada bom, quando percebo que a escola mandou um pouco mais de dever diminuo a quantidade que faço em casa, porém, nunca deixo de faze-las, eles não podem perder o hábito.

Todos esses métodos tem me ajudado muito no processo de aprendizado deles, porém, pra mim, o mais importante é a rotina, fazer no mesmo horário faz com que eles passem a ter responsabilidade e a partir dali eles sabem que aquele horário é dedicado somente para os estudos, ou qualquer outra coisa.

Ah! e lembrando, ensino sempre na mesa da cozinha, longe da TV e do movimento da casa, procuro tirar tudo que possa fazer com que eles percam a concentração, um ambiente calmo é o essencial para que eles aprendam!

Então mamães por hoje é só... espero que tenha ajudado, ou acrescentado alguma coisa pra vocês!! Bjs, até a próxima!!