Vivendo as alegrias,as satisfações,as confusões de ser mãe de quatro lindos filhos!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Mudando de escola; o que procurar!!

Olá mamães, tudo bem por aí? Por aqui as coisas já estão meio que em ritimo de carnaval, afinal, estamos na Bahia, e em Salvador, e aqui o coro comeeee, rsrsrs, e eu não vou mentir, sou uma mamãe muito animada e amo carnaval, por isso, estou contando os dias!!

Bem mamães, enquanto o carnaval não chega vamos falar de coisa séria, é o seguinte...estou mudando os meninos de escola por alguns motivos, um deles e o principal é que quero uma mais próxima de casa, pois eles estão chegando muito cansados tanto lá como aqui!!

Já andei visitando algumas, mas, ainda não matriculei, quero fazer a escolha certa, ainda mais porque eles gostavam da outra escola, e não estão muito felizes com essa minha decisão.


Mais o que procurar numa escola na hora de matricular as crianças? existem muitas coisas envolvidas na hora de confiar a educação dos filhos a alguma instituição de ensino. Pra começar uma das primeiras coisas é saber qual o método de ensino usado naquela escola, se é, tradicional, construtiva ou montessoriano e saber o que mais se adequa a seu filho. No meu caso, gosto muito do método construtivista, acho que meus filhos se adaptaram muito bem a ele. Sabendo disso vamos para outras questões tão importantes quanto essa.

O espaço físico é uma das coisas que conta muito pra mim, a área de lazer, biblioteca, quadra de esportes, acho que a criança precisa de atividades também fora da sala de aula, por isso acho de muita importância que a escola ofereça tudo isso.

Outra coisa que conta e é um dos principais aspectos é a segurança, como a escola lida na questão do entra e sai dos alunos, isso me preocupa muito, outra coisa é em relação a piscina na escola, eu, particularmente,  não gosto, e não matriculo se tiver, não vejo necessidade.

Quantidade de alunos na sala de aula é de fator muito importante também, tem escolas que super lotam as salas e com certeza uma professora não será o suficiente para atender, tirar dúvidas e interagir com todos eles.

Se o aluno apresentar dificuldades no aprendizado ( como é o caso de meu filho ) como a escola lida com isso?  o que ela oferece para que aquela criança consiga se desenvolver? e aí aparecem muitas questões inclusive, se a escola é inclusiva, dependendo do diagnóstico que aquela criança venha ter.

Na hora do intervalo as crianças menores não se misturem com as maiores, cada um tem o seu horário de recreio.

Como a escola incentiva o aluno aos estudos? existem, por exemplo, olimpíadas de matemática, feira do conhecimentos, entre outros que o envolvam naquela matéria?

Esses são apenas alguns pontos que acho importantes na escolha de uma escola, é claro que existem vários outros, como por exemplo se a mensalidade é compatível com o que a escola oferece e com o seu bolso, rsrsrs.


Alguns outros pontos só vamos saber de fato, no decorrer do ano, é por isso que temos que está sempre ligadas e sempre em contato com a escola, tanto, através da agenda do aluno como presente em todas as reuniões.

Sei que não existe uma escola perfeita e que atenda a todas as nossas necessidades, mais acho que essas são as principais, pois, quero para os meus filhos um ensino de qualidade, para que no futuro eles colham tudo aquilo que está sendo plantado hoje!

Quando Driele e Fernanda estudavam  eram exatamente esses requisitos que procurava nas escolas que elas estudaram, acho que deu certo,rsrsrs!! Por isso posso garantir que estou falando por experiência própria!

Por hoje é só mamães, vou continuar a minha procura, e com fé em Deus, encontrarei!!

Bjs, até amanhã!!