Vivendo as alegrias,as satisfações,as confusões de ser mãe de quatro lindos filhos!

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Rotina

Sempre ouço algumas pessoas reclamando que os filhos dormem tarde que não obedecem a rotina, que não sabem mas o que fazer, que já estam cansadas e etc... Pois digo uma coisa pra vocês, nunca tive esse tipo de problema, com nenhum deles. Sempre estipulei uma rotina, até mesmo sem perceber e sem que eles percebam.

Quando eles acordam é hora do café, depois a tarefa da escola,  e ai sim podem brincar, dentro de casa (eles não descem pela manhã) quando dá 11:30 é hora do banho, quando saem do banho hora do almoço, ai se arrumam para ir pra escola. Quando eles chegam da escola fico com eles lá embaixo no play até às 19:00, aí então subo com dou o banho a janta e vamos para o quarto, ligo a TV e fico com eles assistindo desenhos, até que eles pegam no sono. Isso eu faço todos os dias na mesma hora e na mesma ordem, eu não impus isso pra eles, simplesmente já acontece naturalmente e acho que é ai que está o segredo. Eles já sabem tudo que vai acontecer, já funciona no automático!

Eu já percebi que quando eu quero estipular uma nova rotina, se eu avisar antes a maneira que ela será, eles aceitam com mas facilidade, nunca digo em cima da hora, por exemplo, fim de semana, não tenho uma rotina a seguir, então se estou com eles na rua ou qualquer outro lugar ou até fazendo alguma atividade, que eu vejo que já esta na hora de acabar eu aviso um tempo antes, digo pra eles quantos minutos ainda vamos ficar fazendo aquilo e mando que eles aproveitem pois, falta pouco para acabar! Comigo isso funciona muito, acredito que seja por conta do aviso e também porque não adianta eles me pedirem pra ficar por mais alguns minutos, aliás, eles nem me pedem mas pois, já sabem que eu não fico.

A minha opinião é que rotina não se impõe, ela simplesmente acontece, naturalmente, sem que eles percebam, assim se torna mas fácil, pelo menos na minha casa é assim, eles seguem tudo direitinho sem reclamar, sem fazer birra, tranquilamente.
Quanto mas natural pareça mas eles vão aceitar.