Vivendo as alegrias,as satisfações,as confusões de ser mãe de quatro lindos filhos!

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Educar, tarefa difícil!

Se você não está tendo trabalho com a educação de seu filho, tem alguma coisa errada, pelo menos é assim que eu penso. Educar não é nada fácil, dá trabalho, requer tempo e muita paciência.
Pra mim, o maior desafio na hora da educação é dizer e manter o NÃO, as nossas crianças sabem muito bem o que fazer para mudarmos de ideia, para que aquele não se transforme em sim, e é justamente nessa hora que temos que ser firmes e manter o NÃO.
Eles testam a nossa paciência, querem ver até onde conseguem ir, muitas vezes até nos desafiam, temos que está atentos pra mostrar a eles que quem manda somos nós! Eles gritam, e se esperneiam numa tentativa de conseguirem o que querem, e é justamente nessa hora que não devemos ceder de forma nenhuma. Eles podem repetir a cena uma duas ou três vezes mas se nao cedermos logo iram perceber que de nada adianta gritar e espernear.
O diálogo é um dos mas importantes métodos de educar. Uma conversa com paciência e amor pode evitar essas birras!
Com meus filhos faço dessa forma, tento conversar e explicar.
Não sou adepta as palmadas, acho que um castigo é mas eficaz, sempre tiro aquilo que eles mas gostam: vídeo game, celular, bicicleta ou qualquer outra coisa.
Aqui em casa existem algumas regras que eles já sabem quais são, tipo: horário de estudar, tomar banho, jogar vídeo game, assistir TV, com essas regras se cria uma rotina e evitam birras e malcriaçõs, pois eles já sabem o que tem que fazer, não preciso ficar atrás mandando, brigando para que façam isso ou aquilo.
Não é fácil, é cansativo, é chato, mas quando vemos o resultado daquilo que ensinamos pra eles, tudo se torna válido, hoje tenho duas filhas (uma de 18 e 17 anos) elas me ajudam com os irmãos, cobram as tarefas de casa, o respeito um com o, obediência, eu vejo elas falando igualzinho a mim, ainda não são seus filhos mas vejo que quando chegar a hora delas, elas estaram prontas pra educar seus filhos. Não foi fácil mas eu acho que consegui!!